top of page
36735832_2362459197314204_19586020974023

Da ponta do grafite a todo o restante do ser... Um pouco sobre mim.

            "A pintura é uma poesia que se vê e não se sente, e a poesia é uma pintura que se sente e não se vê."
                                                                                                                                                                                        - Leonardo da Vinci

­ Olá a todos! Sou o cartunista Pj Disouza e venho falar um pouco sobre meu trabalho. Sou natural da cidade do Rio de Janeiro, mas cresci em uma cidade a cerca de 2 horas da capital, Teresópolis, situada na região serrana do estado Fluminense, e foi aqui que comecei meus primeiros rabiscos. No início foi com cara e na coragem, pois sou autodidata. Após anos me dedicando inteiramente ao desenho em todas as suas formas e aspectos, decidi me aperfeiçoar em criar caricaturas e charges ao estilo  que vocês leem no jornal de domingo. Foi uma sorte ter encontrado um pequeno curso de cartoon, e depois de 6 meses, estava com meu certificado de cartunista. Logo depois disso, comecei a tentar vender meu "peixe", por assim dizer, por que era, e é ate hoje, muito difícil vender caricaturas, ainda mais aqui na minha região, mas não desisti, muito pelo contrário. ­Foi uma longa trajetória até o profissionalismo e o aperfeiçoamento das minhas técnicas tanto na caricatura, quanto em toda área de desenho. Hoje sou professor em um pequeno curso de desenho aqui em minha cidade, o que é curioso, pois o rapaz que aprendeu a desenhar sozinho, hoje ensina outros que como ele tinham o sonho de aprender a desenhar.

 

 Comecei por volta do ano de 1997, com as técnicas de caricatura, até então não tinha a minima noção de como trabalhar na área de desenho, mas criava algumas caricaturas e presenteava amigos e assim fui ganhando experiência, até que vendi a minha primeira caricatura para um casal de amigos, ( a foto está em minha galeria caso queiram ver).



 Logo depois me empolguei com as caricaturas e parti para o próximo estágio. Comecei a desenvolver um estilo próprio e a misturar não somente  traços realistas com o cômico, mas também de cartoons e até desenhos mangá. Acredito que essa mistura de mundos me proporcionou uma ampla visão e um leque de possibilidades a mais em meus trabalhos como profissional. Anos mais tarde isso foi o ponto de partida para a criação digital e hoje trabalho com uma variedade de trabalhos gráficos, não somente os desenhos, mas também com programação visual na temática de identidade visual de conceitos e produção e fotografia.

bottom of page